sexta-feira, 4 de abril de 2014

Alma transmontana

A alma transmontana é a alma de todos aqueles que se emocionam ao ouvir um relato de uma velha vestida de noite, sentada na soleira de uma qualquer porta. Orla-lhe a cabeça uma ténue aura e sorri, cercada de crianças ávidas de sonhos.
O marejar de lágrimas no meus olhos quando, lentamente, espraio o olhar pelos montes da minha aldeia, pejados de estevas, urzes ou giestas e me sinto eu, em toda a minha essência, sem medos, sem ansiedades, momentaneamente terra, sol, vento...
E, por mais incompleta que esta resposta esteja, continuo a ansiar que a minha alma seja capaz de ser menina, sempre, de olhos bem abertos para a borboleta azul que voeja, para o lagarto verde, assustadiço que corre para a sua toca, para a cobra estendida no caminho num dia abrasador de verão...
Lá ao fundo, muito lá ao fundo, corre o rio que povoa os sonhos e desejos desta minha alma líquida.

Maria Videira (Mara Cepeda)

Sem comentários:

Enviar um comentário